Drenagem Pós Operatório

Drenagem Pós Operatório

A drenagem linfática manual é um método fisioterapeutico de massagem especializada, realizado através de pressões com os dedos ou com as mãos, de forma suave, lenta e relaxante. O método é a ativação manual da drenagem de líquido intersticial através dos vasos linfáticos e traz vários benefícios ao organismo além de ser um grande aliado nos tratamentos estéticos, principalmente contra a celulite e a gordura localizada. Também, pode ser empregada no combate ao estresse e ao cansaço em geral.

O uso da técnica requer conhecimentos dos aspectos teóricos do método, bem como das manipulações práticas que não devem ser confundidas com a massagem convencional. O sistema linfático é lento e filtra de um a dois litros de líquido por dia.

O linfoedema secundário causado pela ruptura de vasos venosos e linfáticos é comum no pós-operatório e os movimentos suaves e rítmicos da Drenagem Linfática ajudam a eliminar o edema que se instala, diminuindo dor, inchaço, fibroses, aderências e outras conseqüências da cirurgia. A retirada do edema, faz com que haja uma concentração maior de oxigênio e nutrientes, na área afetada, facilitando o processo de cura.

O emprego desta técnica – antes e depois da cirurgia – sempre ajudará a conseguir melhores resultados. Por isso, tanto os cirurgiões quanto os fisioterapeutas estéticos recomendam o tratamento como coadjuvante nas cirurgias estéticas.

Em geral, são recomendadas de 12 a 24 sessões realizadas até três vezes por semana, sempre de acordo com a indicação médica.

As contra-indicações da drenagem linfática são poucas porém devem ser respeitadas: câncer diagnosticado e tratado; lesões pré-cancerosas da pele; inflamações crônicas, tratamento de trombose e tromboflebites; hipertireoidismo; insuficiência cardíaca congestiva e hipotensão arterial.

O uso das cintas cirúrgicas compressivas complementa o tratamento assim como uma grande ingesta diária de água e líquidos.

× Agende pelo WhatsApp